Por Upsocl
28 octubre, 2019

O diretor escondeu detalhes que só alguns entenderão imediatamente. ALERTA DE SPOILERS

Já se converteu em um dos filmes mais vendidos em bilheteria dos últimos tempos, até que entrou entre as melhores catalogadas em IMDB e acumulou mais de 300 milhões de dólares em bilheteria mundial. <<Joker>>, dirigida por Todd Phillips não só traz a luz da incrível interpretação de Joaquin Phoenix no papel de Arthur Fleck, e que também tem certas referências aos filmes como <<Taxi Driver>> ou as mais conhecidas do Batman. Inclusive aos Comics mais emblemáticos.

Alguma dessas referências não foram percebidas por muitos quando viram o filme, mas aqui mostraremos a você.

Isso sim, se não assistiu, não recomendo que continue lendo.

***ALERTA DE SPOILERS***

1. O personagem de Robert De Niro, Murray Franklin, se refere ao personagem do filme <<The King of Comedy>>, de 1982, que tem muitas coisas em comum com o Joker, o Arthur Fleck. O protagonista era um comediante aspirante disposto a fazer o que seja para aparecer em seu programa de televisão favorito.

2. Tem uma cena que tem clara referência a uma das cenas de Taxi Driver, Protagonizada pelo Robert De Niro.

 3. O pequeno ator que interpreta a Bruce Wayne é Dante Pereira-Olson, que interpretou Phoenix de criança no filme <<You were never really here>>. O diretor do Joker quis brincar com a possibilidade de que Joker e Bruce fossem irmãos.

4. Quando Arthur está se maquiando no trabalho, a parte de trás deixa revelando uma silhueta familiar. Casualidade?

5. A cena da entrevista com Murray Franklin é similar com que acontece no comic do <<Batman: The Dark Knight Returns>>. Joker é entrevistado e no final tem um resultado inesperado.

6.Quando Arthur vá ao Arkham pedir informação sobre sua mãe, um homem diz a ele que foi atendida pelo doutor Benjamin Stoner, que é <<Anti-Fate>> nos comics.

7.Na história tem uma breve homenagem ao co- criador de Batman e Joker, Bob Kane. A trabalhadora social que atende a Arthur se chama <<Debra Kane>>. Mesmo sobrenome.

8. Joaquin Phoenix se inspirou nos movimentos de Ray Bolger para suas danças no filme.

9.Quando Arthur espera a sua entrada no programa do Murray, na parede tem uma caricatura do apresentador que se parece muito com a versão do Joker do Jack Nicholson.

10.Quando Joker é preso e olha a bagunça que está ficando nas ruas, lembra a cena em que Heath Ledger tira sua cabeça pela janela em um carro de polícia e ri antes do desastre em The Dark Knight.

11.Assim mesmo, nas cenas finais, Joker pinta seus lábios com seu próprio sangue… igual ao Ledger

12.O roteiro do filme se baseia em um conceito de <<The Killing Joke>>, revelando que o Joker era um comediante falido.

13.A cena do assassinato dos pais de Bruce mostra o assassino arrancando o colar de pérolas de Martha Wayne… igual a versão do Tim Burton.

14.O companheiro do Arthur, Gary, está inspirado em Gaggy Gagsworthy, um dos capangas do Coringa no número 186 do Comic do Batman.

«Amigo de Gary Arthur que sofreu nanismo … Pode ser uma referência a Gaggy, um capanga anão de #Joker»

15.O homem que enfrentou Arthur quando ele se aproximou de Bruce Wayne é o mesmo Alfred, o mordomo.

16.O homem do clube de comédia, Pogo’s, está baseado em John Wayne Gacy, conhecido como <<O palhaço assassino>>, um assassino em série da época de 70 que inspirou a Pennywise.

«Quão menos importante é o nome do clube de comédia, Pogo, que foi a inspiração para Pennywise. John Wayne Gacy conhecido como Pogo O palhaço, foi um serial killer dos anos 70»

17.Quando Arthur entra no palco do programa do Murray Franklin beija a doutora que está ao seu lado, igual a <<Dark Knight Returns>>

«Outra cena tirada do The Dark Knight Returns , a do beijo do médico. Eu já coloquei o beijo do #Joker na Celina e agora vou colocar os desenhos retirados dos quadrinhos desse beijo que também apareceu no filme.»

E você, notou essas referências?

Puede interesarte