Por Upsocl
5 agosto, 2022

“A gordofobia é um comportamento aprendido”, disse Marie Ospina quando foi na praia de biquíni e recebeu rejeição, e até insultos, das pessoas ao redor.

Uma mulher de biquíni pode chamar a atenção de qualquer um, mas o que acontece quando essa mulher não tem um “corpo de biquíni”? Muitos de nós sabemos que há um padrão que devemos atingir se quisermos usar um biquíni: barriga sarada e corpo estilizado. No entanto, estamos em uma sociedade que cada vez aceita menos essa ideia, onde muitas mulheres hoje se atrevem a mostrar seus corpos, não importa o que digam.

Marie Southard Ospina é uma escritora e uma mulher plus size, que leu que uma mulher “foi corajosa o suficiente para colocar um biquíni minúsculo”. Diante disso, ela decidiu se desafiar e colocar um biquíni minúsculo na praia.

Instagram @mariesouthardospina

Com o traje de duas peças, a mulher estava em uma praia na Espanha, e aproveitando o fato de ser escritora, ela conseguiu fazer um relato de todas as suas sensações e experiências naquele momento.

A mulher foi clara e disse que se sentia vulnerável, sentindo que é loucura que as mulheres se sintam “corajosas” apenas pelo fato de usarem um maiô, porque, claro, há uma rejeição óbvia de corpos de tamanho grande

Na sua experiência, foram os casais mais jovens que os que riram e fizeram comentários negativos para ela. De fato, são os homens que começam a falar e alertam suas parceiras sobre isso

Instagram @mariesouthardospina

“Três jovens casais no total olharam para mim zombando, e em cada caso, foi o homem que alertou a mulher para a minha presença“, disse Marie.

A jovem sentiu que os homens ficaram ofendidos e escreveu que as mulheres mais jovens “nem teriam notado Ospina se não fosse por seus parceiros apontando para ela”.

No entanto, não ficou apenas nos olhares, mas também nos insultos. Um deles foi de um pai de meia-idade que estava na praia com seus filhos. A parte triste foi que ele já estava ensinando seus filhos a agir.

“Não tenho dúvidas de que a gordofobia, juntamente com qualquer outra fobia dirigida a grupos de seres humanos, é frequentemente um comportamento aprendido”, escreveu Marie com uma tristeza profunda.

Instagram @mariesouthardospina

Outras garotas, não tão gentis, apontaram para ela dizendo: “Olhe para a mulher gorda.” No entanto, Marie disse que a garota parecia mais surpresa do que querendo atacá-la.

Finalmente, na referida praia, ele viu um grupo de mulheres plus size também de biquíni e sentiu um vínculo instantâneo: “A solidariedade entre as mulheres é uma coisa poderosa.”

Qual é a mensagem de Marie para todos? Ela acredita que todas as mulheres podem usar o que quiserem e que qualquer corpo é um “corpo de biquíni”.

Puede interesarte