Por Upsocl
23 julio, 2021

A conta da mesa neste restaurante de Puebla (México) tinha sido de mais de 2 mil pesos mexicanos ($100), por isso que os 7 pesos ($0,35) que deixaram de gorjeta causaram fúria. Mesmo que várias pessoas tenham defendido o garçom e se somaram às críticas, outros lembraram que as propinas não são obrigatórias no país.

Em alguns países nem sequer o tema, mas o assunto das gorjetas pode chegar a ser bastante polêmico. Há lugares onde a porcentagem do serviço se inclui diretamente na conta final, enquanto nos outros fica à mercê do cliente, que paga dependendo da qualidade do serviço.

De todas as maneiras, em todos estes debates sempre devem ser levados em conta a dignidade da pessoa que lhes está servindo a comida e recompensá-la por sua contribuição, sabendo que talvez o salário que ganham não é quantitativo e requer bastante esforço.

Imagen referencial. (Unsplash)

Isso foi justamente o que não ocorreu no restaurante Ta’ Carbón, situado em Puebla (México), onde uma das mesas atendidas consumiu ao redor de 2.100 pesos – uns 105 dólares – e deixou uma gorjeta que nem sequer chegava a 1% da conta total.

O garçom, que esperava pelo menos uma gorjeta de 210 pesos, se indignou rapidamente pela mesquinhez e injustiça da quantia, então decidiu expor os clientes desta mesa nas redes sociais. A conta do Twitter @RupiReportero_ foi a responsável por viralizar a foto da conta.

TW: @RupiReportero_

Os comentários dos tuiteiros chegaram em seguida e foram de dois tons diferentes: por uma parte estavam os defensores do garçom, que criticaram a pouca consideração dos clientes com os funcionários do restaurante, enquanto outros defenderam os clientes mostrando que as gorjetas não são obrigatórias no México.

A gorjeta deve ser ganhada, se você ofereceu um serviço ruim, não espere uma grande gorjeta. Além disso, que problema há com a quantidade de consumo do cliente? Para isso se vai a um restaurante, se não gosta do quanto ganhas, troque de trabalho”, comentou o usuário Emmanuel Flores.

Sim, é um chute nas ‘partes baixas’ receber 7 pesos de uma conta de $2.000, mas assim é a vida”, opinou sinceramente o usuário Insopor Vizcacho.

Sendo bem sincero, existem pessoas que não valorizam o serviço que é oferecido a elas. Então, a sua atenção é nota 10 e não te dão nem um obrigado. Neste caso se desconhece o contexto, mas que também não exagerem, deem um mínimo de $20, caso não gostem de deixar um pouco mais”, afirmou o tuiteiro Romón Valdez.

FB: Ta’Carbón

E claro, estamos todos conscientes de que há um abuso com essa gorjeta tão escassa, mas quem defende os clientes têm um ponto importante: não são eles os que têm que pagar o salário aos trabalhadores de um restaurante, mas isso é papel do mesmo restaurante. O feito de que exista o conceito de gorjeta é uma desculpa para dar um salário base mais baixo aos trabalhadores, coisa que complementam com a gorjeta.

Aqui o problema de fundo são as más condições de trabalho no país, mais a mesquinhez dos clientes. Ainda que claro… só 7 pesos? Para isso, é melhor não deixar nada.

Puede interesarte