Por Upsocl
4 mayo, 2022

Jayme Janelle acostumou sua família a usar panos reutilizáveis para ir ao banheiro, feitos com tecidos de roupas e lavados separadamente. Ela tem uma cesta de panos limpos no banheiro e assim que alguém usa uma, ela é deixada em uma sacola para ser limpa depois.

Optar por uma vida mais ecológica é algo que muitas pessoas têm aderido ultimamente para cuidar do planeta. Deixar de usar canudos para beber bebidas, escolher garrafas e recipientes de vidro em vez de plástico, usar sacolas reutilizáveis, entre outras opções são apenas alguns exemplos de que as pessoas se acostumaram a contribuir com seu grão de areia na missão de salvar o meio ambiente.

Embora pareça que tudo na vida pode ser substituído por uma alternativa ecológica, ainda há alguns casos que podem ser desconfortáveis, e é por isso que nem todos pensaram em encontrar um substituto. Jayme Janelle ousou dar um passo além e substituir o papel higiênico por panos reutilizáveis.

Youtube: Jayme Janelle

Junto aos seus sete filhos, ela mora em uma fazenda onde abundam as plantas e está totalmente adaptada a um estilo de vida ecológico para cuidar do planeta, missão que ela leva muito a sério depois de decidir que na sua casa não será mais usado o papel higiênico, pelo que ela usa “family cloth” (paninhos da família, em tradução livre), panos feitos de roupas velhas e outros tecidos.

Ela ousou fazer essa mudança há mais de 3 anos, e a escassez de papel higiênico no início da pandemia a ajudou a se manter firme na sua decisão, assim como o uso do bidê na sua casa.

Youtube: Jayme Janelle

Por meio do seu canal no YouTube, a mulher mostra seu estilo de vida, além de fazer tutoriais e dar dicas para se juntar à causa.

Além disso, essa medida a ajudou a economizar mais um pouco e evitar certas despesas. “Que bênção foi ter que comprar apenas dois pacotes de papel higiênico no ano passado, e isso porque mantemos papel higiênico em nossa casa para nossos hóspedes”, disse ela em um vídeo no seu canal.

Youtube: Jayme Janelle

Os panos que sua família usa para ir ao banheiro são lavados uma vez por semana, embora possa ser mais vezes se necessário, especialmente se as crianças mais novas os usarem com frequência. “Tenho dois sacos por cada banheiro que mantemos cheios de “papel higiênico” para que, quando um estiver em uso, o outro possa estar na lavagem”, detalhou Jayme no YouTube.

Da mesma forma, explicou que lava os panos com água quente e depois os enxagua separadamente com água fria, embora o faça às vezes junto às roupas normais. “Se sua máquina de lavar não tem um ciclo sanitário, então você provavelmente deixe de molho previamente ou pelo menos faça um segundo enxágue”, disse ela no seu canal.

Youtube: Jayme Janelle

Ela afirmou que as manchas não são um problema frequente, e que apenas um dos seus filhos mais novos deixou uma, mas ela acha que é porque ele ainda não saber usar o bidê corretamente. Da mesma forma, os cheiros tampouco atrapalham o hábito. “Nunca tivemos problemas de fedor nos nossos banheiros. Eu tive convidados que na verdade me dizem que minha casa cheira bem”, disse ela no vídeo.

Alguns usuários que têm bidê se atreveram a experimentar essa alternativa e gostaram, enquanto outros pensam no assunto ou o rejeitam.

Puede interesarte