Por Upsocl
31 marzo, 2021

Dick Hoyt faleceu aos 80 anos. Junto com o seu filho Rick, completaram 32 maratonas e mais de 1.000 corridas ao longo de sua vida.

Uma lamentável notícia chega dos Estados Unidos. É que um dos corredores mais reconhecidos da mítica maratona de Boston, Dick Hoyt, faleceu aos 80 anos por conta de uma insuficiência cardíaca enquanto dormia, informou o seu filho Rick. Juntos, eles se transformaram em um símbolo de esforço e perseverança, alcançando completar 32 maratonas e mais de 1.000 corridas.

@NHLBruins / Twitter

Dick Hoyt e seu filho Rick se transformaram em uma lenda da maratona de Boston, em 1980, na primeira vez em que participaram. Dessa vez, Dick empurrou o seu filho em uma cadeira de rodas personalizada e fizeram história, completando 42 quilômetros.

“Nos entristece enormemente saber do falecimento do ícone da maratona de Boston, Dick Hoyt. Dick personificou o que significava ser um maratonista de Boston, terminando 32 corridas com o seu filho Rick. Manteremos os seus muitos familiares e amigos em nossas orações”, expressou o Boston Athletic Association em sua conta do Twitter na quarta-feira, 17 de março.

“Não só era um favorito dos fãs que inspirou milhares, mas também um amigo e pai leal que se orgulhava de passar tempo de qualidade com o seu filho Rick enquanto corriam de Hopkinton a Boston”, acrescentou a associação em um comunicado.

Seu filho Rick, hoje com 59 anos, é tetraplégico e nasceu com paralisia cerebral, mas isso nunca foi um impedimento para Dick e sua falecida esposa. E demonstraram isso ao longo da história, com sua mítica cadeira de rodas e se superando a cada dia.

John Blanding / Getty
Boston Athletic Association / Twitter

Conhecidos como a Equipe Hoyt e vindos de Holland, Massachusetts, esta dupla começou a fazer história em 1977, quando Rick manifestou para o seu pai a sua vontade de participar de uma corrida benéfica de oito quilômetros para um jogador de lacrosse que tinha ficado paralisado. E conseguiram, ficando em penúltimo lugar. “Papai, quando estou correndo, sinto que não sou deficiente”, disse Rick a ele nessa oportunidade.

Dick nunca deixou de lado o seu filho e em 2014 participaram de sua última maratona. Ia ser em 2013, mas o atentado terrorista mudou os planos. Com isso, completaram a participação 32 vezes e ao longo da vida fizeram mais de 1.000 corridas, incluindo 257 triatlos, além de cruzar todo o país em uma bicicleta durante 45 dias, segundo detalham em sua página na internet.

NBC Boston
Boston Athletic Association / Twitter
Boston Athletic Association / Twitter

Em 2013, uma estátua de Dick e Rick foi instalada na frente de uma escola em Hopkinton, situada próximo da linha de largada da maratona de Boston, noticiou a NBC Boston.

Puede interesarte