Por Upsocl
9 octubre, 2020

Muitas pessoas poderiam considerar que os membros da tribo Vadoma têm uma evidente deficiência, mas o único problema real deles é não poder encontrar um tênis, eles usam seus pés diferenciados para subir em árvores com facilidade e colher alimentos.

Com o passar do tempo e da história, já se conheceu muitos mitos e lendas populares onde o sujeito principal — ou os sujeitos principais — têm características de animais. Claro, de real eles têm bem pouco, mas em contadas ocasiões estes acontecimentos sim, podem ocorrer diante dos nossos próprios olhos.

Levaremos vocês ao Zimbabwe, no coração do continente africano, onde vive uma tribo que se caracteriza por ter uma característica própria do mundo mitológico: os pés “de avestruz”.

icopcv

Grande parte dos membros da tribo Vadoma apresenta uma má formação em seus pés, que têm só dois dedos deformados. Daí vem a referência ao avestruz, que poderíamos considerar bastante precisa.

A condição genética que explica estes pés particulares se conhece como ectrodactilia, que é a deficiência de dedos centrais nos pés e nas mãos. É praticamente exclusiva dessa tribo, já que pelas leis locais não é permitido que se case ou que se tenha relações sexuais com alguém de outra tribo, por isso que a herança genética — que se manifesta em um a cada quatro nascimentos — tem se mantido em lá durante todo este tempo.

vía Face 2 Face Africa

O primeiro homem a registrar encontros com esta tribo foi Jan Jacob Hartsinck, diretor da Companhia Holandesa das Índias Orientais, em 1770. Recentemente, por volta do século XX, a história da tribo começou a ser conhecida a nível mundial.

Claro, alguém poderia imaginar muitas coisas negativas para quem tem esses pés, com os olhares de reprovação e de horror, além de não poder encontrar tênis em nenhum lado.

Mas, na mesma tribo Vadoma, estes pés de avestruz não são considerados como uma deficiência. De fato se acredita que seus dedos os ajudam a subir em árvores com maior facilidade.

E talvez sejam uma bênção para esta tribo, que é a única que não vive da agricultura no país, mas da coleta e acúmulo.

Você já tinha escutado falar deles alguma vez?

Puede interesarte