A conta da mesa neste restaurante de Puebla (México) tinha sido de mais de 2 mil pesos mexicanos ($100), por isso que os 7 pesos ($0,35) que deixaram de gorjeta causaram fúria. Mesmo que várias pessoas tenham defendido o garçom e se somaram às críticas, outros lembraram que as propinas não são obrigatórias no país.
Em alguns países nem sequer o tema, mas o assunto das gorjetas pode chegar a ser bastante polêmico. Há lugares onde a porcentagem do serviço se inclui diretamente na conta final, enquanto nos outros fica à mercê do cliente, que paga dependendo da qualidade do serviço.
De todas as maneiras, em todos estes debates sempre devem ser levados em conta a dignidade da pessoa que lhes está servindo a comida e recompensá-la por sua contribuição, sabendo que talvez o salário que ganham não é quantitativo e requer bastante esforço.
Isso foi justamente o que não ocorreu no restaurante Ta’ Carbón, situado em Puebla (México), onde uma das mesas atendidas consumiu ao redor de 2.100 pesos – uns 105 dólares – e deixou uma gorjeta que nem sequer chegava a 1% da conta total.
O garçom, que esperava pelo menos uma gorjeta de 210 pesos, se indignou rapidamente pela mesquinhez e injustiça da quantia, então decidiu expor os clientes desta mesa nas redes sociais. A conta do Twitter @RupiReportero_ foi a responsável por viralizar a foto da conta.
Os comentários dos tuiteiros chegaram em seguida e foram de dois tons diferentes: por uma parte estavam os defensores do garçom, que criticaram a pouca consideração dos clientes com os funcionários do restaurante, enquanto outros defenderam os clientes mostrando que as gorjetas não são obrigatórias no México.
“A gorjeta deve ser ganhada, se você ofereceu um serviço ruim, não espere uma grande gorjeta. Além disso, que problema há com a quantidade de consumo do cliente? Para isso se vai a um restaurante, se não gosta do quanto ganhas, troque de trabalho”, comentou o usuário Emmanuel Flores.
“Sim, é um chute nas ‘partes baixas’ receber 7 pesos de uma conta de $2.000, mas assim é a vida”, opinou sinceramente o usuário Insopor Vizcacho.
“Sendo bem sincero, existem pessoas que não valorizam o serviço que é oferecido a elas. Então, a sua atenção é nota 10 e não te dão nem um obrigado. Neste caso se desconhece o contexto, mas que também não exagerem, deem um mínimo de $20, caso não gostem de deixar um pouco mais”, afirmou o tuiteiro Romón Valdez.
E claro, estamos todos conscientes de que há um abuso com essa gorjeta tão escassa, mas quem defende os clientes têm um ponto importante: não são eles os que têm que pagar o salário aos trabalhadores de um restaurante, mas isso é papel do mesmo restaurante. O feito de que exista o conceito de gorjeta é uma desculpa para dar um salário base mais baixo aos trabalhadores, coisa que complementam com a gorjeta.