“Se alguém se aproxima de mim e quer me tocar, e mesmo conhecendo-o eu me sinto desconfortável, eu digo NÃO, alto eu digo NÃO! E conto sem medo o que me aconteceu”, diz parte da letra cantada por Pitter Abisai Corral junto às crianças.
Desde muito novos nos ensinam coisas fundamentais para a vida, desde as coisas inevitáveis como falar, comer, andar, entre outras coisas, até disciplinas importantes na escola. Mas há algo ainda mais valioso que nem sempre é encontrado na sala de aula, e que é conhecer os nossos direitos.
É vital para as crianças saber que elas devem ser protegidas e, portanto, ajudá-las a cuidar de si mesmas a fim de evitar danos como o abuso infantil.
Idealmente, cada família deveria estar encarregada de ensinar a seus próprios filhos que sua integridade física e mental deve ser respeitada, por isso é fundamental que eles aprendam a preveni-la. São especialistas, psicólogos e autoridades que tentam fazer a sua parte nesta causa, assim como os professores.
Foi o que demonstrou um professor em Jalisco (México) que ensinou seus pequenos alunos a se protegerem de abusos e a dizer “não” quando um adulto com más intenções tenta se aproximar deles.
Uma das coisas que os pequenos gostam mais é de canções, então através de uma canção o professor, identificado como Pitter Abisai Corral no TikTok, os ajudou a aprender como devem se cuidar de pessoas mal-intencionadas.
“Se alguém se aproxima de mim e quer me tocar, e mesmo conhecendo-o eu me sinto desconfortável, eu digo NÃO, alto eu digo NÃO! E conto sem medo o que me aconteceu”, diz parte da letra.
Pitter gravou um vídeo para Tik Tok onde aparece ele e as crianças cantando a música com a ajuda de mímica, onde ele pensa até nos casos mais específicos.
“Eu sei como cuidar do meu corpo, sei como cuidar do meu corpo, se alguém vem até mim e quer me tocar na base de presentes ou ameaças, eu digo NÃO, alto eu digo NÃO! e digo sem medo o que me aconteceu”, diz a letra da canção.
Veja o momento abaixo.
A publicação acumulou 6,5 milhões de visualizações na rede social e o professor foi elogiado pela sua iniciativa. “Estas músicas deveriam estar no plano de educação de todas as escolas”, disse alguém no post. “Obrigado por proteger as crianças”, “Meus respeitos e admiração”, “Eu o parabenizo pela sua maneira de ensinar as crianças a cuidar de si mesmas, sendo interativo com elas”, e “Vou decorar esta canção para ensinar para minha filha”, comentaram outros na publicação.